quinta-feira, 30 de abril de 2009

Introdução



- Os pais não participam das iniciativas da escola, por falta de tempo e pelo trabalho ou por falta de interesse?
- A escola se preocupa em saber, dentro do processo de aprendizagem, qual o assunto que interessa aos pais?
- A não participação dos pais na escola, significa que eles não têm interesse pelos filhos?
- Será que os pais se sentem pertencentes à escola e têm consciência da importância de sua participação nas ações da escola?


Qual educador nunca se deparou com tais questões citadas a cima? Atualmente um dos grandes problemas da escola, está relacionado com a não participação dos pais na educação dos filhos.

As escolas afirmam que os pais depositam toda educação dos seus filhos nos professores, e não participam das reuniões, encontros e palestras realizados pelas instituições escolares. Além disso, é comum observar na fala diária dos professores que a grande maioria dos pais que participam das atividades escolares, são pais que os filhos não apresentam problemas de aprendizagem e de disciplina.

Sabemos que é muito importante a interação dos pais e filhos, com relação a aprendizagem e a educação como um todo, e para que ocorra essa interação, os pais precisam conhecer como é a escola, os professores, a área pedagógica, que seu filho está inserido, assim, estabelendo uma aliança com a escola. Assim buscaremos, estar contribuindo tanto para familiares como para educadores, sugestões para formar uma aliança entre a escola e a comunidade/família.


Nenhum comentário:

Postar um comentário