quinta-feira, 30 de abril de 2009

Parceria em vez de distanciamento!!

A importância entre as relações escola/comunidade e ensino/aprendizagem aponta para um território que vem sendo pouco explorado diante de tantas dificuldades encontradas na sociedade atual, essa integração tem força determinante para o significado do aprender.A nossa Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) apontam para o dever dos pais em participar na efetivação do processo da gestão democrática nas escolas.


“[...] mais do que o cumprimento de uma determinação legal, a busca pelo fortalecimento dessa parceria colaborativa se apresenta, no atual contexto social, como um dos poucos caminhos viáveis para que as escolas e famílias consigam superar as dificuldades que vêm enfrentando na educação de seus filhos/alunos” (LUCK, Heloísa. Revista Gestão em Rede, 2006).


Fica aí uma lacuna nessa discussão, será que os indicativos de falta de interesse dos pais são por não terem consciência da importância de sua participação? Ou o desinteresse aparente não será pela forma que as reuniões são conduzidas? Ou ainda, a escola não fala a mesma língua dos pais, por haver um abismo cultural e social entre ambos? Cabe a escola mudar este quadro, pois é preciso que os docentes conheçam algumas técnicas que promovam nesses momentos em que os pais estão no ambiente escolar criando oportunidades de os pais conhecerem melhor os próprios filhos, e que ultrapassem os limites de participação do aluno no que até o momento é um mero cumprimento de obrigações formais, totalmente fora da realidade tanto dos pais como de seus filhos.
Educar é uma tarefa muito complexa e para que se chegue ao objetivo desejado, é necessário tanto na educação de crianças como dos adolescentes, que a escola trabalhe em parceria com a família, e o primeiro ponto que se deve respeitar nessa parceria é de não transferir de uma para a outra a responsabilidade de um fracasso, trabalhar em conjunto, procurando ultrapassar a simples conquista de um emprego que venha garantir a ascensão social, buscando caminhos que levem ha. processos que tenham significado real para o desenvolvimento social e individual do ser humano, visando às dimensões da inter-relação escola-família no âmbito da comunidade, pois compreender a interdependência social significa compreender relacionamentos e valorizar a importância que eles têm na formação e no desenvolvimento das pessoas.

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