terça-feira, 5 de maio de 2009

Dinâmicas:

Para que aja uma aliança entre a escola e os pais, é preciso primeiramente que ambos se conheçam, assim, as dinâmicas se encaixam perfeitamente como um momento de descontração e interação.

- Jogo da memória nas apresentações – as pessoas vão repetindo os nomes dos que se apresentaram anteriormente – isto favorece o mútuo conhecimento – orientar para que olhem para aquele que esta se apresentando, pois assim fica mais fácil lembrar o nome se memorizar os rostos.

-Colaboração para desembrulhar a bala – em dupla, cada um recebe duas balas embrulhadas e deverão colocá-las na boca usando apenas uma das mãos – a colaboração passa a ser indispensável – ressaltar a importância da ajuda mútua.

- Leitura interativa – lê-se uma história interrompendo-a em momentos chaves, procurando pensar o desfecho da história – bom exercício para se identificar as diferentes formas de se pensar e o esforço necessário para se entender.

- Jogo da observação das diferenças de cada um – as duplas se observam, depois viram de costas e fazem alguma mudança, ao se olharem de novo, cada elemento da dupla deve identificar as diferenças.

Outro ponto importante, que pode ser enfatizado nas reuniões, é uma maior interação entre os pais (responsáveis) e seus filhos, como por exemplo:

- Durante as reuniões, ler para os pais, ou pedir que alguns leiam, textos que falem sobre a relação pais/filhos, como por exemplo: “Mães Más”, “O carvão e a Camisa”, “Pai, me dá um real?”

- Sugerir que os pais leiam para seus filhos ou contem uma história, pode ser da sua própria vida, da infância, antes de dormir e em outra noite pedir para que os filhos leiam para eles também.

Um comentário:

  1. Gostei da dinâmica da bala, achei bem interessante!!E a bala estava bem gostosa!!!!

    ResponderExcluir